quarta-feira, 11 de maio de 2011

Feminismo x Machismo


Antes de opinar, se revoltar e até mesmo ler o artigo, queria que soubesse o que significa e de onde vieram os termos “machismo” e o “feminismo”. A palavra machismo está associada ao sistema patriarcal (sistema familiar e social ensinado na Bíblia, no Alcorão e em outros livros religiosos). Nele, o pai é o líder da família sob todos os aspectos. Já a palavra feminismo está associada a movimentos anti-patriarquistas e ao sistema matriarcal (sistema mais ou menos teórico em que a mulher ─ mãe ─  é a líder da família). Agora que já sabem um pouco sobre a “história” desses dois termos, partiremos para o que me motivou a comentar sobre ele.
  Certo dia, o 1° EM estava em uma discussão na aula da prof.ª Fernanda. O assunto? Aquela famosa guerra entre os sexos. Os meninos ─ Lê-se Marcelo ─, obviamente defenderam os homens, dizendo que Deus criou a mulher para os servir. Convenhamos que confundiram o assunto da discussão; falávamos sobre GUERRA DOS SEXOS, não sobre religião, porém parece que involuntariamente os assuntos se mesclam. As meninas se defenderam, dizendo que, segundo a bíblia ─ perceba o comentário também mesclado com religião ─, viemos de uma costela e, dessa forma, o homem seria um esboço, um rascunho. A batalha estava formada: de um lado, figuras feministas; do outro, figuras machistas. Em confronto direto e bem argumentado.
  Já eu fico no meio termo. Não acho correta nem a atitude feminista, nem a machista. Mulheres que dizem ser independentes, que dizem que o bom do marido é o dinheiro no começo do mês, se ficarem alguns dias sem o carinho, sem ter um diálogo, ou qualquer outro tipo de contato com o parceiro, ficam na solidão. É nessas horas que o dinheiro não faz companhia. E o mesmo acontece com os machistas, aqueles que dizem que as mulheres têm que ser donas de casa, cuidar dos filhos e é obrigação fazer o jantar; dizem isso porque não conseguem ficar sem elas. Menosprezam-nas, mas não sobreviveriam um dia sem a companhia delas.
Melhor seria se acabasse por aí. Alguns homens são feministas, e algumas mulheres, machistas. Me pergunto o que se passa na cabeça dessas pessoas, um pensamento tão banal, digno de um ser não pensante. Mais um termo para a minha futura tese do psicológico afetado dos seres humanos. Brincadeiras à parte, isso é envergonhador. Dói, lá no fundo, saber que chegamos nesse ponto, porque, querendo ou não, isso é um preconceito. E dos grandes.
  E então, você, minha amiga feminista, deve estar pensando que nós, mulheres, fomos obrigadas a tomar tal atitude, devido ao machismo que existia anteriormente. Agora, te faço uma pergunta: Queremos inverter a situação? Fazer disso um ciclo? Hora mulheres impõem regras, hora homens as impõem. Não percebem que isso não terá um fim?
Claro que não defendo o machismo, mas o feminismo é idêntico (ou até pior). Mulher tem que se valorizar, e quando digo “valorizar” quero dizer que temos que nos preservar, e, se odiamos tanto a atitude machista, por quê seguí-la? Concordem ou não, apenas muda o nome, o “conteúdo” é o mesmo. Eu prezo pela igualdade dos sexos, e você? Tem ideias machistas? Feministas? Pensa em alguma igualdade? Compartilhe conosco deixando um comentário, assim poderemos discutir de igual para igual o tema.

























Por Giovana Tezoni

4 comentários:

  1. Boa Gi, =D
    Você me levou a repensar no que falei, quando disse que me tornaria uma feminista no futuro!
    Na verdade somos dependentes uns dos outros. A mulher de jeito algum veio ao mundo para servir aos homens e nem os homens para nos sustentar somente.
    Podemos e devemos viver em eterna sintonia e harmonia. Mas porque sera que é tão dificil néh ?!
    Mas entao ja que não é possivel, que pelo menos nos respeitemos uns aos outros. Já ée alguma coisa ! xD

    ResponderExcluir
  2. Então, né?
    Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. A chave de tudo é a harmonia, cada um com seu papel e todos ajudando em tudo.
    Dependemos sim um do outro, e é no companheirismo que mora a chave de um bom relacionamento.
    Mas parece que as pessoas têm a incrível mania de complicar tudo...

    ResponderExcluir